quarta-feira, 20 de julho de 2016

COLUNA - ESTILO MULHER - O que é abuso contra a mulher? Por Dilma Resende


Muitas mulheres no mundo inteiro ainda são vítimas de abuso.

Mas o que é abuso? Como saber se estou sofrendo abusos?

Vamos entender o início. Você já deve ter ouvido falar na Maria da Penha, aquela mulher da lei.
Mas ela existiu mesmo?  Vou rapidamente te contar a história dela.


A história da Maria da Penha Maia Fernandes, uma farmacêutica bioquímica que deu nome para a Lei nº 11.340/06  (Lei Maria da Penha), porque ela sofreu violência doméstica  por parte do marido, durante 23 anos. Isso mesmo, 23 anos. Nem consigo pensar nisso, e diante dessa realidade não só dela mas de muitas até hoje, eu só posso agradecer a Deus pela minha vida “perfeita”.
Em 1983, Maria da Penha sofreu duas tentativas de homicídio. Na primeira vez ficou paraplégica, após um tiro de arma de fogo. Na segunda, ele tentou matá-la tentando eletrocuta-la e afoga-la.

Só após estes fatos mais graves, ela tomou coragem e o denunciou. O marido foi condenado a 19 anos de prisão (acho pouco) e a Lei nasceu.
A lei coibiu muitos abusos. Graças a Deus. Apenas 2% da população desconhece esta ajuda, o que fez diminuir muito os crimes e agressões.
Mas aqui, não estamos falando ou pensando em violência física e morte, mas sim da violência psicológica que dói e fere a alma, e que as vezes não nos damos conta que estamos enfrentando este tema em nosso dia a dia.
A estatística da OMS (Organização Mundial de Saúde) afirma que 01 em cada 03 mulheres (no mundo), sofrem algum tipo de abuso. Seja física, sexual ou psicológica?
É muito difícil identificar casos de abusos ou violência psicológica. Muitas vezes a própria pessoa que sofre esta violência não percebe pois vem disfarçado de ciúmes, sarcasmo, ofensas, brincadeiras de mau gosto.
Segundo ainda a OMS (organização mundial de saúde),  ela pode ser percebida da seguinte forma:

Qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação.

Quem nunca percebeu uma situação dessas?
A preocupação dos profissionais que tratam e se envolvem nestes casos, é que esta violência com objetivo de subjugar a outra pessoa é o que precede a violência física.
Diante desta triste REALIDADE a que muitas mulheres são expostas, devemos pensar em fortalecer a auto estima. É a tábua de salvação. Uma vez que permitamos estes abusos, eles crescem, acaba o respeito, a auto estima vai la embaixo e fica cada vez mais difícil enfrentar a situação.
Portanto, nossa viagem interior é para descobrirmos quem SOMOS, o que QUEREMOS, quais nossos OBJETIVOS para nossas vidas?
Vamos meditar sobre isso.
Participe enviando suas duvidas, perguntas ou sugestões.
E lembrem-se: SOMOS OS PILARES DO MUNDO. Somos fortes e lindas. Haja o que houver.




Nenhum comentário:

Postar um comentário